Pré-requisito - Ter preferencialmente uma qualificação de nível superior e qualificação mínima de 9º ano de escolaridade. Ter conhecimentos base de informática e equipamento informático com acesso à internet. No caso de habilitações tiradas noutro país, estas têm que estar reconhecidas e com equivalência atribuída em Portugal.
Duração e Local – O Curso tem a duração de 90 Horas e realiza-se em horário pós-laboral. As sessões presenciais realizam-se em Faro.
Forma de Organização - O Curso realiza-se na modalidade de intervenção formativa B-learning. As 90 horas de formação são divididas em 34 horas presenciais e 56 horas a distância (e-learning) através da plataforma Moodle.
Valor do Curso - 189.00€
A Fundação António
Silva Leal é uma entidade certificada pela DGERT, pelo que o valor do curso é
isento de IVA: artigo 9º, nº 10 do CIVA.
Objectivo geral:
Pretende-se com a Formação Pedagógica Inicial de Formadores
promover a aquisição, actualização e aperfeiçoamento de competências
pedagógicas transferíveis para a sua prática ao nível da animação da formação,
nomeadamente para a preparação, desenvolvimento e avaliação de sessões de
formação.
Objectivos Específicos:
No final do Curso de Formação pedagógica Inicial de Formadores os futuros formadores deverão ser capazes de:
1. Avaliar o perfil do formador face ao contexto geral da Formação profissional em Portugal.
- Caracterizar os contextos/sistemas da Formação Profissional em Portugal;
- Distinguir as competências exigíveis ao formador em função dos sistemas em que intervém;
2. Preparar, dinamizar e avaliar unidades de formação:
- Planificar unidades de formação tendo como ponto de partida as orientações e procedimentos do plano de formação;
- Formular adequadamente os objectivos pedagógicos que irão orientar a actividade formativa;
- Conceber e aplicar uma metodologia adequada aos objectivos, aos públicos-alvo e ao contexto de formação;
- Desenvolver um dispositivo de avaliação das aprendizagens útil à sua prática pedagógica e como parte integrante de um sistema interactivo de avaliação da formação;
- Utilizar e conceber de forma adequada os recursos didácticos e multimédia na formação, em suportes diversificados em função da estratégia pedagógica adoptada;
- Adequar o processo de aprendizagem à especificidade do individuo adulto;
- Desenvolver uma relação pedagógica eficaz e produtiva em função do grupo de formação;
3. Reflectir sobre os sistemas de formação:
- Desenvolver uma análise construtiva que possa contribuir para a melhoria dos sistemas de formação, ao nível técnico-pedagógico e/ou organizacional.
O Curso de Formação Pedagógica Inicial de Formadores tem os
seguintes conteúdos programáticos:
MF1. Formador: sistema, contextos
e perfil
MF2. Simulação pedagógica inicial
MF3. Comunicação e dinamização de
grupos em formação
MF4. Metodologias e estratégias
pedagógicas
MF5. Operacionalização da
formação: do plano à acção
MF6. Recursos didáticos e
multimédia
MF7. Plataformas colaborativas e
de aprendizagem
MF8. Avaliação da formação e das
aprendizagens
MF9. Simulação pedagógica final
O Curso realiza-se na modalidade de intervenção formativa B-learning.
- O início do curso é marcado por uma sessão presencial, onde é privilegiada a apresentação de todos.
- A esta sessão, seguir-se-ão outras sessões presenciais, com a duração de duas horas por módulo.
- Os Módulos 2 e 9, correspondentes às simulações pedagógicas, são totalmente presenciais.
- As sessões realizadas a distância funcionam em modo assíncrono e síncrono, podendo os formandos realizar os trabalhos de forma autónoma dentro do prazo do curso.
- Em cada módulo é realizada uma sessão síncrona, em que o formador assume o papel de mediador e impulsionador do debate online e promotor da interação entre todos os formandos.
- A componente de formação a distância decorrerá com uma tutoria ativa e permanente dos formadores, ao longo de todo o processo de aprendizagem, privilegiando-se os fóruns de debate, discussão e esclarecimento de dúvidas abertos nos diferentes módulos.
- Os conteúdos pedagógicos a trabalhar são os indicados no referencial de formação do IEFP.
O Curso apoiar-se-á nos conteúdos
e recursos disponibilizados pelos formadores, bem como pela aplicação de um
conjunto variado de métodos e técnicas pedagógicas adequadas aos objetivos, ao
público-alvo e aos contextos de formação nomeadamente:
- Recurso aos métodos expositivos,
interrogativos, demonstrativos e ativos;
- Realização de exercícios
individuais e de grupo;
- Recurso às técnicas de jogos de
papéis, estudos de casos, tempestade de ideias;
- Realização de simulações
pedagógicas.
- As sessões a distância apoiar-se-ão nos recursos disponibilizados pela plataforma Moodle, privilegiando-se as atividades interativas, tais como fóruns, vídeos, hiperligações, questionários, desafios, trabalhos e testes.
Os conteúdos e as respetivas atividades
dos módulos serão disponibilizados à medida que o módulo anterior for
terminado.
O formando é estimulado à criatividade
e participação ao longo de todo o processo de aprendizagem. O acompanhamento a
prestar pelos formadores e pelo tutor online é ativo e permanente ao longo dos diferentes Módulos.
Sendo parte integrante do
processo formativo, a avaliação tem como finalidade prioritária validar os
conhecimentos, as capacidades e as aptidões adquiridas e/ou desenvolvidas pelos
formandos ao longo da formação. A avaliação das aprendizagens segue os princípios definidos no Referencial de Formação do Curso de Formação Pedagógica Inicial de Formadores do IEFP, IP.
A conclusão do curso com aproveitamento implica a obtenção de uma classificação final igual ou superior ao nível 2, correspondendo em termos qualitativos a "Aproveitamento Satisfatório" e ao registo de uma assiduidade mínima de 95% sobre a duração global do curso.
O formando terá
acesso a um Certificado de Formação Profissional de acordo com a portaria nº
474/2010 através do SIGO.
Os CCP – Certificados
de Competências Pedagógicas são emitidos de acordo com a Portaria n.º 214/2011,
de 30 de Maio, de forma automática e por via electrónica através do Portal
NetForce do IEFP, IP.
A Fundação
António Silva Leal é entidade certificada pela DGERT.