Duração e Local – O
Curso tem a duração de 50 Horas, realizadas na plataforma da Fundação https://elearning.fasl.pt/ . O início do
curso é marcado por uma sessão síncrona a agendar entre o formando e o
e-formador. O formando pode realizar o curso segundo o seu próprio ritmo e
disponibilidade, sendo que o curso se encontra disponível no cronograma
previsto.
Forma de Organização - Curso de formação contínua
em regime de Ensino a Distância online (E-learning). O curso funciona em modo
assícrono, podendo o formando realizar os trabalhos na melhor altura dentro do
prazo do curso. O Curso desenvolve-se ao longo de 4 semanas. Considera-se que
os formandos terão uma carga de trabalho total de 50 Horas.
Valor do Curso - 107.00€
A Fundação António
Silva Leal é uma entidade certificada pela DGERT, pelo que o valor do curso é
isento de IVA: artigo 9º, nº 10 do CIVA.
No final da Formação, os formandos deverão ser capazes de:
- Atender e acolher o cliente
- Aplicar técnicas de venda
- Articular com os diferentes serviços de modo a satisfazer os pedidos dos clientes
- Gerir as reclamações
- Prestar cuidados de bem-estar
- Cumprir as normas de higiene e segurança
O Curso de Comunicação, vendas e reclamações na restauração tem os seguintes conteúdos programáticos:
1. Normas técnicas e protocolares do atendimento de clientes
- Regras de protocolo
- Cooperação e articulação entre serviços
2. Comunicação no atendimento
- Assertividade
- Marketing pessoal
- Interação com o cliente
3. Processo de atendimento ao cliente
- Acolhimento, acomodação e entrega das cartas
- Atendimento personalizado
- Finalização e despedida
4. Técnicas de venda no decurso do serviço
- Técnicas de negociação e venda
- Etapas de venda
- Controlo de venda
5. Gestão de reclamações
- Técnicas de resolução de reclamações
- Procedimentos
- Encaminhamento de reclamações
6. Normas de higiene e segurança
O Curso decorrerá em regime de
Ensino a Distância online (E-learning), de forma assíncrona, na Plataforma
Informática Moodle da Fundação António Silva Leal, através de uma tutoria ativa
e permanente, o que permite ao Formando desenvolver todas as restantes etapas ao
seu próprio ritmo e nos momentos que lhe sejam mais convenientes. O início do
curso é marcado por uma sessão síncrona entre formando e e-formador.
O formando pode fazer o download
dos materiais e actividades. Os conteúdos estão acessíveis em qualquer lugar a
qualquer hora sendo apenas necessário ligação à internet.
O Curso apoiar-se-á nos conteúdos
e recursos disponibilizados pela plataforma informática Moodle, privilegiando-se
as atividades interactivas, tais como fóruns, vídeos, hiperligações,
questionários, desafios, sendo que os conteúdos e as respetivas e-atividades
dos módulos serão disponibilizados à medida que o módulo anterior for terminado.
O formando é estimulado à
auto-reflexão e autoconhecimento ao longo de todo o processo de aprendizagem. O
acompanhamento a prestar pelo e-formador é activo e permanente, sendo
preferencialmente feito através dos Fóruns de Discussão abertos nos diferentes
Módulos.
Ao longo do curso serão
utilizados recursos pedagógicos diversos facultados pelo e-formador. Dos
recursos fazem parte o guia de aprendizagem do curso e a Plataforma informática
Moodle.
A avaliação das aprendizagens
terá como base uma avaliação contínua e formativa, concretizada através das
e-atividades interativas, realizadas ao longo do curso. Haverá um momento de
avaliação final, baseada na realização de uma e-actividade final que pode
assumir a forma de teste ou trabalho, realizado individualmente e submetido
dentro do prazo previamente estabelecido.
O formando terá acesso a um
Certificado de Formação Profissional de acordo com a portaria nº 474/2010
através do SIGO. A Fundação António Silva Leal é entidade certificada pela
DGERT.